Teste de velocidade da internet: como fazer e interpretar o resultado?

Resumo: As atividades que realizamos online exigem uma conexão cada vez mais rápida. Para garantir a qualidade, precisamos ficar atentos e fazer um teste de velocidade da internet periódico. Veja todos os detalhes neste texto.

Realizar o teste de velocidade da internet é extremamente simples, pois há diversos sites que disponibilizam o serviço. Contudo, para tirar o melhor proveito dessa ferramenta, é preciso entender todos os detalhes exibidos no teste e saber como cada um deles interfere em sua experiência.

Neste texto, vamos explicar detalhadamente conceitos importantes como download, upload e ping, que são fundamentais para o bom funcionamento de sua conexão. Você também vai entender qual é o exato processo realizado pela ferramenta e que é capaz de devolver uma estimativa de velocidade.

Também vamos ensiná-lo a medir a velocidade pelo celular e o que pode ser feito quando você realizar o teste e obter um resultado muito ruim. Pois, nem sempre a culpa é da operadora e existem alguns truques que podem fazer a qualidade de sua internet melhorar de forma instantânea. Confira!


Como fazer um teste de velocidade da internet?

Para fazer um teste de velocidade você só precisa acessar a página do serviço e clicar em iniciar. Bem simples, não acha? Depois é só esperar alguns segundos e o resultado já vai aparecer. Se sua internet estiver rápida, o teste não dura mais do que 10 ou 20 segundos.

Em seguida, é só analisar os dados e descobrir se sua prestadora (Vivo, Claro, TIM ou Oi) está entregando o que prometeu.

Contudo, antes mesmo de fazer o teste, convém tomar alguns cuidados e fazer uma certa preparação, assim as chances de o resultado ser mais próximo da realidade são maiores. Veja as dicas abaixo:

  • É muito importante que nenhuma função executada no computador interfira no teste de velocidade da internet. Por isso, feche qualquer janela aberta no seu navegador, deixando apenas aquela reservada para o teste;
  • Certifique-se de que todos os cabos do roteador estão bem conectados e não há nada interferindo em seu funcionamento;
  • Programas em execução no computador podem exigir muito processamento de sua máquina e interferir no resultado. A recomendação é que você feche qualquer programa que esteja em execução;
  • Se no momento do teste você estiver baixando ou enviando algum arquivo pela internet, isso vai interferir muito no resultado. Então, certifique-se de que não há nada assim ocorrendo.
  • É altamente recomendável que você faça o teste por um computador ou notebook conectado fisicamente ao roteador por meio de um cabo. O teste realizado pelo Wi-Fi pode sofrer variações e não entregar o resultado esperado.


Resumindo, ao realizar o teste de velocidade da internet é indispensável que você não esteja usando o dispositivo para qualquer outra coisa.


Como funciona um teste de velocidade da internet?

Importante

Quando usamos a internet, seja para assistir a um vídeo, mandar mensagens ou fazer pesquisa, nosso dispositivo está sempre em comunicação com o servidor. O tempo que leva para que essa troca de informações seja feita define a velocidade da internet.

Então, durante um teste, a ferramenta vai localizar o servidor mais próximo e fazer a medição, entregando referências para download, upload e ping.

O sistema consegue realizar o teste independentemente do tipo de conexão de internet que você usa, seja via rádio, fibra, por satélite ou outra tecnologia.

O teste de velocidade da internet é seguro?

Sim. O teste é seguro desde que você use uma ferramenta confiável. Boa parte das opções disponíveis na internet não tem o objetivo de instalar qualquer coisa em seu computador e muito menos roubar informações pessoais.

Contudo, esses sites contêm propagandas e podem conter aplicativos de terceiros que o usuário pode baixar por sua conta e risco.

O resultado do teste de velocidade da internet é preciso?

Sim. O teste oferece um panorama instantâneo da velocidade de sua internet. Portanto, o resultado costuma ser bem preciso.

Fique atento

Mas, devemos levar em consideração que a conexão pode variar durante o dia, então o mais correto é realizar o teste várias vezes, em horários diferentes e tirar uma média geral.

Também é importante observar se você está seguindo todas as recomendações que citamos no início deste texto.

Pois, convém lembrar que, o teste só será preciso se não ocorrer qualquer tipo de interferência.


Como interpretar os resultados do teste de velocidade?

Para interpretar os resultados do teste de velocidade, você deve saber o que cada um dos números significa. Geralmente, são apresentados três dados e cada um deles tem sua importância e características próprias. Confira mais detalhes abaixo.

Download

A velocidade de download é uma das mais observadas durante o teste. Geralmente, esse índice é representado em Megabits (Mbps), que é popularmente chamado de Mega. É essa informação que as empresas de internet exibem para atrair seus clientes, prometendo velocidades altíssimas.

A velocidade de download é uma das mais importantes, pois ela vai representar a capacidade de sua rede em baixar dados. Isso interfere não somente na hora de baixar um programa ou um filme, mas também no carregamento de páginas online.

Por exemplo, para abrir um site, vídeo do Youtube ou seu streaming preferido, a velocidade de download conta muito.

Porém, ela deve ser observada juntamente com dois outros fatores, sobre os quais falaremos a seguir.

Upload

O Upload é o contrário do Download. Ou seja, ele representa a capacidade de sua rede em transmitir dados a partir do seu computador. Por exemplo, quando enviamos um e-mail ou um arquivo pelo WhatsApp.

Portanto, o upload é extremamente importante e não deve ser ignorado durante a contratação de um plano de internet. Embora a maioria das pessoas não preste atenção nesse parâmetro na maior parte do tempo, ele é indispensável em vários momentos.

Aqueles que jogam online precisam contar com uma boa velocidade de upload, pois se sua resposta na rede não for enviada rápido o suficiente, o jogo irá travar e sofrer com atrasos.

Geralmente, a taxa de upload é bem menor do que a de download, chegando à metade desse primeiro índice. Mas, há empresas que oferecem planos em que os dois são praticamente equivalentes.

Ping

Por último, mas não menos importante, temos o Ping. Esse indicador é muito poderoso e algumas pessoas desconhecem sua importância. Mas, ele é capaz de indicar a estabilidade de sua rede e, se o resultado não for muito bom, sua internet vai estar lenta mesmo que os outros dois parâmetros pareçam normais.

Basicamente, o Ping mede o tempo em que uma informação demora para sair do seu dispositivo, ir até o servidor e retornar. Por isso, ao contrário do download e upload, quanto menor for o resultado, melhor será sua internet.


Como medir a velocidade de internet pelo celular?

O teste de velocidade pode ser feito pelo celular da mesma forma como é executado em outros dispositivos. Basta acessar o site dessa função e clicar em “Iniciar”.

Porém, essa não é a forma mais confiável de fazer o teste, já que não é possível utilizar um cabo e a conexão é feita pelo Wi-Fi.

Também é importante ficar atento aos outros cuidados que mencionamos neste texto, como interromper qualquer outra utilização do celular durante a realização do teste.


O que fazer se o teste de velocidade da internet mostrar um resultado abaixo do esperado?

Se você realizou o teste de velocidade da internet várias vezes e em horários diferentes, mas o resultado não foi o esperado, é realmente necessário tomar uma atitude para resolver o problema.

Muitas pessoas ligam diretamente para a prestadora e registram uma reclamação, mas nem sempre a situação está relacionada a eles. Dessa forma, existem alguns truques que você pode realizar para tentar melhorar sua internet.

Então, se você é como a maioria das pessoas e odeia precisar ligar para qualquer operadora e não quer perder tempo no telefone, tente colocar as dicas abaixo em prática antes de registrar uma reclamação.

1. Verifique o seu dispositivo

Atenção

Pode acontecer de o teste de velocidade da internet dar um resultado ruim porque o próprio dispositivo está completamente lento e não consegue realizar as funções no período esperado. Isso pode resultar em travamentos e demora no carregamento que interferem no resultado do teste.

Se o seu computador ou notebook estiver assim, convém pensar seriamente em uma formatação antes de realizar o teste novamente.

Mas, se não tiver interesse em formatar, também há diversos programas disponíveis na internet que conseguem fazer uma limpeza completa do seu dispositivo e melhorar o desempenho.

Por conta própria, você pode fazer uma desfragmentação de disco e uma limpeza de disco, pois ambas são funções disponíveis no sistema operacional e que proporcionam resultados satisfatórios.

2. Observe se o roteador não está sofrendo interferências durante o teste de velocidade da internet

Alguns objetos, como rádios e micro-ondas e até aquários, causam interferências em seu roteador. Então, antes de iniciar o teste, verifique se não há nada desse tipo nos arredores.

Se não for possível retirar os objetos, a recomendação é tentar instalar o roteador em outro lugar e repetir os testes.

De forma geral, o equipamento precisa estar o mais “Livre” possível para funcionar da melhor maneira. Ele também deve ser instalado em uma altura média. Portanto, evite colocá-lo no chão ou muito próximo ao teto.

3. Evite colocar objetos na frente do roteador

Se estiver realizando o teste pelo Wi-Fi, lembre-se que o sinal é transmitido pelo ar, portanto ele pode perder potência caso haja algo em seu caminho, como prateleiras, sofás ou paredes. O recomendável é fazer a medição postando-se ao lado do equipamento.

Se não for possível, convém deixar o teste para outro momento, assim você evita que ele mostre um resultado que não é condizente com a realidade.

4. Reinicie os equipamentos

Modens e roteadores, ao ficarem ligados por longos períodos, podem apresentar problemas de performance ou ter algum parâmetro desconfigurado.

Para resolver isso, você pode desligar os equipamentos, esperar alguns segundos e ligar novamente.

Problemas de aquecimento dos aparelhos também interferem no resultado dos testes. Então, se os seus equipamentos ficam longos períodos em funcionamento, tire-os da tomada e deixe por pelo menos 15 minutos antes de repetir o teste.

Mas, atenção, apenas tire os aparelhos da tomada. Pois, se você apertar os botões de reset, os dispositivos vão voltar para as configurações originais e não vão mais funcionar até que você entre em contato com a operadora e chame um técnico para fazer uma nova configuração.

5. Observe se pessoas não autorizadas estão conectadas em sua rede

Se você realizou o teste de velocidade da internet e obteve um resultado ruim, convém dar uma olhada em quais são os dispositivos conectados. Isso pode ser observado nas configurações do roteador.

Assim, você pode ver se alguém em sua casa está utilizando e pedir para que eles interrompam o acesso durante o teste.

Mas, um problema sério é quando você não reconhece os dispositivos conectados. Neste caso, alguém pode estar aproveitando sua rede sem seu consentimento.  Pode ser algum vizinho para quem você passou a senha em algum momento ou talvez alguém tenha descoberto seus dados de acesso.

Nesse caso, você deve trocar a senha o mais rápido possível. Lembre-se de colocar algo forte, que misture letras, números e símbolos. Assim, sua rede fica muito mais segura.

6. Substitua seus equipamentos

Modens e roteadores antigos podem apresentar problemas e atrapalhar sua conexão. Aqueles oferecidos pela operadora já podem ter passado por vários clientes e sofrido um desgaste natural.

Então, talvez seja interessante comprar equipamentos novos e mais modernos. Atualmente, os dispositivos são feitos para garantir o melhor proveito da internet, seja em termos de velocidade ou alcance.

Se nenhuma dessas dicas funcionar, não resta outra opção a não ser entrar em contato com sua operadora e pedir suporte técnico.

FAQ

O que é speed test?

Esse é o termo em inglês para “Teste de velocidade”. Com a popularização da internet, o uso dessas palavras se tornou extremamente comum e aparece em quase todos os sites que fazem esse serviço.

Como medir a velocidade da internet Vivo?

Para medir a velocidade da internet Vivo você pode acessar algum site que oferece o serviço e clicar em “Iniciar”.

Como medir a velocidade da internet fibra ótica?

A medição da velocidade da internet fibra ótica é feita da mesma forma que em outras tecnologias. Então, basta que você acesse um site que ofereça a ferramenta de teste de velocidade.

Updated on 25 Oct, 2022

Thiago Barbosa

Consultor especializado em telecomunicações

Thiago é especialista em SEO e Marketing de Conteúdo. Nos últimos 5 anos desenvolveu projetos de Marketing Digital para empresas em Barcelona, Espanha. Desde 2021 é o responsável em Papernest por ajudar brasileiros a economizar em suas faturas encontrando as melhores ofertas de telefonia, internet e TV por assinatura.

Comments

bright star bright star bright star bright star grey star

En savoir plus sur notre politique de contrôle, traitement et publication des avis